Notícias

Shoe FabLab: onde as ideias ganham forma

Shoe FabLab: onde as ideias ganham forma

Visite-nos no Museu do calçado

Numa parceria entre a Câmara Municipal de S. João da Madeira, o Museu do Calçado e o CTCP inaugurou-se no dia 28 de setembro a nova exposição Shoe FabLab, que estará patente no Museu do Calçado em São João da Madeira, até ao dia 3 de novembro.

A sessão de apresentação da exposição decorreu no Museu do Calçado, no dia 28 de setembro pelas 17h. Coube à Diretora do Museu do Calçado, Joana Galhano, e ao Diretor Geral do CTCP, Leandro de Melo dirigir as primeiras palavras aos participantes que quiseram ver, em primeira mão, os 50 modelos de sapatos, produzidos no Shoe FabLab e agora expostos, temporariamente,  no Museu .

De seguida, a responsável pela área de formação do CTCP, Rita Souto, apresentou aos participantes o Shoe FabLab, o laboratório de prototipagem de calçado criado no CTCP no âmbito do projeto Step2Footure, um espaço orientado para a cocriação, aprendizagem experimental, formação, inovação e aceleração de novas ideias, produtos e negócios onde foram desenvolvidos os protótipos de calçado que estarão expostos no museu até dia 3 de novembro.

De seguida foram apresentados alguns testemunhos por parte de Juliana Vieira e Clarisse Pereira, ambas participaram em oficinas de produção manual de calçado, realizadas no Shoe FabLab do CTCP e tiveram também a oportunidade de ver os seus protótipos de calçado expostos no Museu.

Os modelos produzidos no Shoe FabLab por diferentes criadores estarão assim expostos no Museu. Uma exposição que convidamos a visitar, até ao próximo dia 3 de novembro. Se ainda não conhece o Museu do Calçado de São João da Madeira, é uma ótima altura para o visitar.

Os protótipos expostos foram desenvolvidos no âmbito do projeto Step2footure (https://step2footure.ctcp.pt), um projeto que visa a experimentação e promoção da utilização de tecnologias facilitadoras, tecnologias e materiais para fabricação aditiva, de sistemas de conceção e prototipagem de calçado customizado, de sistemas de produção ciber física e de soluções inteligentes para comercialização de calçado.