Notícias

Alunos de artes dos Estados Unidos viveram experiência criativa no CTCP

Alunos de artes dos Estados Unidos viveram experiência criativa no CTCP

Dia Aberto /24horas de design e prototipagem


Alunos de uma escola de artes de Nova Iorque, estiveram em São João da Madeira, no passado dia 22 de fevereiro e viveram uma experiência única  no dia aberto à inovação do Shoe FabLAb do CTCP. Foram "sapateiros por um dia". Uma  iniciativa do CTCP em colaboração com o Turismo Industrial, no âmbito  do projeto Step2footure (https://step2footure.ctcp.pt). Tratou-se de uma experiência criativa onde os participantes puderam aprender e experimentar algumas tarefas sobre design e produção de calçado. No final levaram para casa o protótipo desenvolvido: uma sabrina e/ou um cinto, feito pelas suas próprias mãos. Personalizado e ao gosto de cada um.

Para Paul Gansky , professor de media, um dos que acompanhou os alunos "esta foi uma oportunidade única de trabalhar com as suas próprias mãos e perceberem como os produtos são feitos. Estes jovens se quiserem, no futuro, trabalhar nesta atividade já sabem um pouco sobre o tema, fruto desta experiência. ”.

Já Kieran Ryan, professor de design neste colégio de Nova Iorque e muito habituado a proporcionar aulas práticas aos alunos considerou "uma visita muito importante para tudo aquilo que ensinamos na escola ao longo do ano. Os alunos ficam a conhecer de perto os mecanismos necessários para se produzir um par de sapatos. Aqui - como nas mais diferentes indústrias - a concepção do produto também se foca atualmente na inovação.Na realidade, sapatos e cintos são utilizados em toda a parte do mundo e, através deste contacto, aprendemos como se faz. Uma recomendável aula prática”.




O CTCP pretende continuar a proporcionar  mais experiências como esta: dias  abertos à inovação e experimentação, que  visam a interação e transferência de conhecimentos sobre desenvolvimento e produção de calçado de elevado valor acrescentado. Os interessados em participar devem fazê-lo através do email:[email protected]


O evento mereceu o destaque  numa reportagem SIC, para ver AQUI