Notícias

Dow, Dassault Systèmes, e ECCO apresentam modelos impressos em 3D

Dow, Dassault Systèmes, e ECCO apresentam modelos impressos em 3D

A Dow , conhecida pelas suas inovações históricas em produtos químicos, partilhou os seus conhecimentos para a linha QUANT-U da ECCO Shoes, dervido a uma parceria na criação de um novo sistema de fabrico de calçado. Também a colaborar com a Dassault Systèmes , este grupo de empresas apresentou a mais recente tendência em materiais, tecnologia e calçado no Japão, na pré-estreia da coleção “Spring” da ECCO Shoes.

O calçado personalizado QUANT-U foi apresentado a outras entidades da indústria e especialistas, escritores, lojas e entusiastas da moda no reino da Ásia-Pacífico. O estúdio independente de design interdisciplinar da ECCO, o Innovation Lab (ILE), lidera esta nova linha experimental, oferecendo personalização  do cliente e consequente conforto e desempenho. A impressão 3D é a tecnologia por detrás do projeto, e a borracha de silicone líquida da Dow é o material que a torna possível.

Conhecido como Borracha de Silicone Líquido SILASTIC 3D 3335 (LSR), o novo material de impressão 3D, da Dow, é usado para criar sapatos formados a partir de dados biomecânicos individuais do utilizador, com entressolas de silicone que se adaptam à forma e movimentos típicos do cliente. Esta forma de LSR foi criada pela Dow especificamente para impressão 3D. Apresentando uma baixa viscosidade, o versátil silicone resulta em processos de fabrico suaves, acompanhados pela alta resolução e precisão.

A equipa de calçado também espera que os seus futuros clientes beneficiem de: elasticidade, retorno de energia, amortecimento e maior estabilidade do pé.

O que também define este novo produto de impressão 3D em moda / acessórios / calçado, entre outros,  é o tempo de produção: menos de uma hora para criar, na loja.

No geral, o projeto entre todas as entidades culminou no produto de retalho QUANT-U, que demorou dois anos a ser desenvolvido - apresentado com um recente comunicado de imprensa afirmando que foram necessários 50 anos de conhecimento sobre calçado por parte da ECCO e mais de 70 anos em experiência sobre elastômeros de silicone da Dow . Enquanto à borracha de silicone da marca SILASTIC foi criada pela Dow há mais de 45 anos, este tipo de elastômero moderno é útil na prototipagem rápida, na fabrico de geometrias complexas e em aplicações industriais como bens de consumo, automóvel, eléctricos e muito mais.

 “A colaboração QUANT-U apresenta apenas uma das infinitas oportunidades em que as borracha de silicone líquido pode ser usada na impressão 3D SILASTIC ™ estão a abrir para designers que procuram flexibilidade de projeto, de peça e as vantagens de processamento de manufatura aditiva, juntamente com as vantagens de desempenho da borracha de silicone”, disse Charlie Zimmer, diretor de marketing da Dow Performance Silicones.

Os estilistas de moda e vestuário do mundo inteiro desfrutam de inúmeras oportunidades novas graças à impressão 3D, e o mesmo vale para uma variedade de calçado diferentes - seja em sneakers, sapatos de saltos altos , sapatilhas  de corrida ou outros produtos e projetos exclusivos como QUANT-U – Que parece prestes a mudar a compra de sapatos, para consumidores abertos à tecnologia progressiva.