Notícias

Indústria 4.0: No cluster do calçado o futuro começou no passado

Indústria 4.0: No cluster do calçado o futuro começou no passado

Logística baseada em CPPS para produção de calçado flexível

A cadeia de valor do calçado da UE enfrenta desafios motivadores, continua a evoluir para um ecossistema baseado no conhecimento, utilizando as soluções automáticas avançadas de corte e logística, desenvolvidas e aplicadas por empresas portuguesas líderes mundiais, e abrangendo novas possibilidades tecnológicas proporcionadas pelos sistemas de produção ciber-físicos (CPPS), no enquadramento da estratégia da indústria 4.0 do calçado. Em 2011 iniciou-se o projeto HighSpeedShoeFactory, na Kyaia - Fortunato O. Frederico Lda, onde foram criados e implementados sistemas de logística interna e externa ágeis e flexíveis para produção de pequenas séries e produções par a par de calçado. Foram desenvolvidas melhorias na gestão das operações e um sistema composto por três linhas de produção conectadas com um robô manipulador em cada uma e múltiplos postos de trabalho e integrando a tecnologia RFID.

Os resultados conseguidos no âmbito deste projeto foram de tal forma revolucionários para a produção de calçado, que o mesmo foi selecionado para um trabalho de continuidade no projeto europeu BEinCPPS (2015-2018).

A Kyaia, dado o caráter tecnológico e inovador dos seus processos e produtos, foi selecionada para realização de experiências de aplicação do BEinCPPS. Nestas experiências exploraram-se as funcionalidades da plataforma ICT do BeinCPPS, nomeadamente:
1. Monitorização e sincronização da produção para aumentar o nível de visibilidade da produção, fornecendo informação do estado da produção, em tempo real, para apoio à tomada de decisão;
2. Diagnóstico e manutenção preditiva para diminuir o tempo de inatividade dos sistemas logísticos automáticos, aumentando a sua utilização efetiva na produção e assegurando o bom funcionamento dos sistemas logísticos, por detecção em tempo real, de possíveis anomalias no chão de fábrica e prevendo anomalias futuras.

Também foi previsto o desenvolvimento de uma interface apelativa, interativa e de fácil utilização, permitindo que os colaboradores da Kyaia utilizem esta informação de forma imediata na tomada de decisão e na realização das suas tarefas. As soluções do BEinCPPS pretendem reduzir o tempo não operacional de cada linha e sistema de produção, aumentar a eficiência dos postos de trabalho e reduzir, no geral, os custos de manutenção.




Os Benefícios 
As soluções implementadas permitem o acesso aos dados das linhas de produção em tempo real (por exemplo, postos de trabalho, manipuladores robóticos) e reduzir o tempo de inatividade dos postos de trabalho em cerca de 33% (de 15 minutos / dia para 10 minutos / dia). Redução do tempo de inatividade dos manipuladores robóticos em cerca de 66% (5 minutos / dia). Estes feitos são possíveis, detectando, em tempo real, anomalias nos postos de trabalho e manipuladores robóticos, prevendo a ocorrência futura, desenvolvendo uma base de dados de manutenção, realocando e redistribuindo dinamicamente o trabalho aos postos de trabalho e alcançando uma visibilidade completa em tempo real da produção.
Interfaces apelativas, interativas e fáceis de usar permitem que os colaboradores usem prontamente as informações implantadas e realizem as tarefas com base no conhecimento habilitado por soluções e serviços baseados em CPPS, IoT (Internet Of Things) e Cloud.

As vantagens comerciais da solução
A Kyaia - Fortunato O. Frederico Lda., produz atualmente cerca de 4500 pares de calçado por dia, nos próximos anos pretende duplicar o seu volume de negócios e acredita que será um dos principais fabricantes europeus até 2024. Para atingir este objetivo, a Kyaia definiu um plano estratégico que inclui um investimento anual de 1 milhão de euros para a próxima década.  Além disso, para suportar todo esse crescimento, a empresa continuará a investir em I&D de materiais e produtos, novos sistemas automáticos de produção e na implementação de sistemas de produção ciber-físicos. A Kyaia é uma das partes interessadas que participaram na definição do plano estratégico português da Indústria 4.0.
Os resultados do BEinCPPS contribuirão para diminuir o tempo de indisponibilidade das fábricas de calçado, diminuindo os custos de manutenção e os custos de produção subcontratados, respectivamente, 25% e 5%, aumentando a produtividade em número de sapatos produzidos em 2,5%. A visibilidade em tempo real do sistema de produção também é um objetivo importante, bem como a formação de trabalhadores no CPPS. 

Estes benefícios podem ser transferidos para outras empresas de calçado portuguesas, explorando os sistemas logísticos baseados em CPPS que foram objeto de intervenção no projeto BEinCPPS. Essas soluções já comunicadas e demonstradas à indústria através de várias ações, estão disponíveis para todo o cluster do calçado. A realização deste trabalho levou à criação de um pólo de inovação na região Norte de Portugal e ao desenvolvimento de novos projetos de I&D  que estão a ser realizados no cluster do calçado(nomeadamente o mobilizador FAMEST).  Iniciativas como esta visam promover a digitalização e modernização do cluster; a automação e interconexão dos departamentos de design, produção e distribuição; e a especialização e formação dos trabalhadores, contribuindo assim para um aumento geral da produtividade e do volume de negócios das empresas. 

Ver Vídeo AQUI