Notícias

Concurso: design de calçado do futuro

Concurso: design de calçado do futuro

Candidaturas a decorrer

O CTCP, no âmbito do projeto Step2footure (https://step2footure.ctcp.pt) lançou o desafio, aos entusiastas de design de calçado,  desenvolverem modelos de calçado do futuro, num concurso designado de “DESIGN DE CALÇADO DO FUTURO".  As candidaturas estão a decorrer.



O concurso visa incentivar e promover valores emergentes de diferentes áreas do design de moda e estimular novos talentos na área do design de calçado. Serão selecionados os 10 melhores modelos que serão apresentados às empresas na cerimónia de entrega de prémios, promovida pelo CTCP.

As candidaturas devem ser submetidas até às 17:00 horas do dia 31 de Julho de 2019.

Consultar toda a informação sobre o concurso AQUI.

Malas desenvolvidas no Shoe FabLab
Os primeiro protótipos de malas, desenvolvidos no shoe FabLab, já são uma realidade. As malas foram desenvolvidas no âmbito da Oficina de Marroquinaria: Produção manual de uma mala de senhora, que terminou no passado dia 28 de junho.


Dia Aberto Shoe Fab Lab
No passado dia 3 de julho o FabLab abriu as portas e os visitantes ficaram a conhecer o que este espaço tem para oferecer e tiveram ainda oportunidade de experimentar algumas das tarefas relacionadas com a produção de calçado.


O que é um FabLab?

FabLab é uma abreviação para Fabrication Laboratory (Laboratório de Fabricação). Um FabLab é, portanto, um espaço partilhado que permite o desenvolvimento de novos produtos/invenções (protótipos), fornecendo acesso a ferramentas e equipamentos de fabricação.

O que existe no Shoe FabLab do  CTCP?

Mesas de corte; máquinas de costura; máquina de facear; máquina de aplicar ilhós e rivetes; bancas de montagem de sapateiro; máquina de lixar; máquina de reativar cola; máquina de prensar para unir a gáspea/sola; máquina de escovar; diversas ferramentas e materiais de trabalho; pequena biblioteca com livros sobre calçado e marroquinaria; Sistema CAD 3D;etc…

O que oferece o Shoe FabLab e a sua envolvente?

O Shoe FabLab (www.ctcp.pt/shoefablab) está inserido nas instalações do CTCP, oferecendo acesso a espaços de trabalho, salas de reunião e Formação em diversas áreas (cursos práticos de desenvolvimento de protótipos, cursos práticos de costura, línguas, marketing, modelação manual e em CAD, qualidade e gestão, HST, etc). Além das ferramentas deste espaço-oficina, a sua integração no CTCP oferece uma série de vantagens de apoio ao negócio – networking, por exemplo – e uma maior proximidade de parceiros e fornecedores essenciais para o sector (www.ctcp.pt).

Quem pode usar?

O Shoe FabLab está disponível à comunidade, oferecendo acesso livre a quem pretenda desenvolver projetos de calçado e marroquinaria, basta para isso agendar.

Quais são as responsabilidades de cada utilizador?

Segurança – Não provocar acidentes com pessoas ou na operação dos equipamentos; Utilização – Assistir na limpeza, manutenção ou melhorias do espaço-oficina; Conhecimento – Contribuir com projetos bem-sucedidos que tenham retorno para o Cluster.

Podem ser desenvolvidas atividades comerciais no Shoe FabLab?

Para quem pretenda desenvolver atividades comerciais, o Shoe FabLab também pode funcionar como incubadora, adaptando-se às necessidades de cada utilizador e permitindo a cada empreendedor optar por ocupar o espaço a tempo inteiro ou por pequenos períodos.


Mais informações em www.ctcp.pt/shoefablab.